domingo, 23 de outubro de 2011

Reinventar o modelo de Gestão Pública


Observe as duas fotos seguintes: é o mesmo original com a diferença que a primeira contém as cores normalmente percebidas e na segunda o contraste foi realçado, de modo que as marcas do tempo se tornem visíveis. Observem as cores desbotadas e as portas e janelas, nunca renovadas, como apresentam marcas de idades avançadas!




As fotos são da Prefeitura de Rosário do Sul e retratam com perfeição o modelo de administração pública da cidade. Porém, não envolvem nenhuma crítica às pessoas de administrações presente ou passadas.

Entretanto o modelo de administração tem-se baseado na constante repetição e parece não apresentar resultados promissores em termos de bem estar social. Há total ausência de capacidade inovadora ou empreendedora. Em termos gerais, desde que a Cia Swift saiu da cidade, há cerca de 40 anos, a atividade econômica concentra-se, basicamente, no comércio e na produção, principalmente, de arroz. A cidade parece que ainda “sonha” com a volta de sua indústria de maior porte. Se alguém duvida, verifique a foto abaixo de uma microdestilaria há pouco instalada e praticamente no abandono (ou em “restruturação”, como lê-se na placa).



Apenas como exemplo de empreendedorismo perfeitamente factível para Rosário (mas nunca experimentado), lembremos que a cidade teve entre seus professores um dos maiores matemáticos do Rio Grande do Sul e que empresta seu nome a uma escola local: o saudoso professor Leão Warren. Provavelmente, discípulos do professor Warren vivem na cidade. Por que, então, não transformar o conhecimento matemático em fonte de renda para a sociedade? Por que não implementar um centro tecnológico para desenvolvimento de jogos para computadores e/ ou celulares? É um empreendimento que exige, fundamentalmente, capacidade intelectual e cujo mercado está em acelerada expansão (se você duvida, observe os jogos disponíveis em seu celular).

Nesse contexto, não deixa de ser extremamente alvissareira a notícia divulgada na rede social Facebook de que o Partido da República pretende lançar a advogada Luciana Flores Figueiredo candidata ao cargo majoritário do Executivo nas próximas eleições. Assim como Margaret Tatcher na Inglaterra (1979-1990) e a presidente Dilma no Brasil, uma mulher simboliza visão diferenciada sobre a realidade rosariense e a maneira de solucionar seus conflitos, principalmente as péssimas condições de bem estar econômico em que se encontra parcela considerável da população.


Em 1827, o território de Rosário foi palco de uma batalha na guerra Cisplatina até hoje rememorada pela bravura dos que nela tombaram: a batalha do Passo de Rosário. É tempo de Rosário travar uma nova batalha: reinventar, com uma administração feminina, o modelo de gestão pública e aumentar o nível de bem estar econômico e social de sua população.

O desafio está lançado! Que o debate de ideias seja frutífero e a grande beneficiada a sociedade rosariense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário