quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Ver e Enxergar ...


Cabe à Gestalt, uma teoria psicológica, o estudo sobre o modo como percebemos o mundo ao nosso redor. A teoria busca as regras que permitem o entendimento sobre o modo como vemos as coisas que compõem o ambiente em que estamos inseridos.

O que não percebemos é que, com frequência assustadoramente elevada no cotidiano de nossas vidas, vemos acontecimentos, mas não os enxergamos. Para facilitar a compreensão, cito o seguinte exemplo:

Observem o monumento em homenagem à Nossa Sra. De Fátima existente em Rosário, belamente fotografada por Willians Fernandes, jovem estudante rosariense. Apreciem a imponência da Santa contra o céu rosariense, como se este lhe prestasse homenagem e transformasse seu azul em puro brilho emanente da luz celestial!



Vemos o monumento, mas não o enxergamos. Por que enxergar significa ter entendimento e compreensão sobre o visto, ter opinião e assumir posicionamento crítico sobre o fato ou fenômeno, Ver, por outro lado, significa captar uma imagem por meio dos olhos. Apenas explicitando a diferença entre ver e enxergar: quem ergueu o monumento à Santa? Quando? Por que razão? Qual seu significado? Em quantos postais sobre Rosário o monumento é referenciado?

Lamentavelmente, Rosário é cantada em prosa e verso em função da beleza das praias do Rio Santa Maria, visto e enxergado como fonte de lazer e alegrias. Mas, ao não enxergamos as tensões existentes na cidade, nós as tornamos “invisíveis”. Porque, cognitivamente, julgamos que não nos dizem respeito. Em termos sociais, isso é um grave erro na medida em que “naturalizamos” e aceitamos contrastes sociais.






Crédito das fotos: Monumento à Nossa Sra de Fátima e Praia das Areias Brancas: Willians Fernandes, estudante rosariense.
As fotos após a praia são do Centro Comunitário do bairro Centenário, região afastada da região praiana e do centro da cidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário