quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Rosário do Sul e a antiga Cia. Swift-Armour


Por que a Cia Swift-Armour, desativada em 1982, era tão importante para Rosário?
Por um motivo elementar: por que propiciava trabalho e renda, de forma direta ou indireta, para a maioria da população economicamente ativa da cidade.




Entrada da Cia. Swift-Armour nos dias de hoje.
Autoria das Fotos: Dra. Luciana Flores Figueiredo.

Embora dados sistemáticos sobre a influência da multinacional na sociedade rosariense sejam raros (o portal da Prefeitura Municipal, por exemplo, na página dedicada à história da cidade, nem sequer a menciona), dados estatísticos permitem a avaliação da situação presente do município (nada animadores) e imaginar a época em que a cia. atuava na cidade:


total da população
em idade escolar (5-19 anos)
matriculadas
força de trabalho (20-49 anos)
empregados
desempregados
pessoas na faixa de pobreza e desigualdade
39.707
9.635
7.566
15.717
5.469
10.248
16.677
100,00 %
24,26 %
19,05 %
39,58 %
13,77 %
25,81 %
42,34 %


Em termos de pobreza, Rosário situa-se na faixa dos municípios mais pobres do Rio Grande do Sul (Mapa de Pobreza e Desigualdade – Municípios Brasileiros 2003 – Limite superior da incidência de Pobreza – IBGE); 25% da população na faixa de 20 - 49 anos e, portanto, em condições de trabalhar, está desempregada ou no mercado informal de trabalho e, consequentemente, sem proteção social; 21,5 % das crianças e jovens em idade escolar não estão matriculadas.

Tais dados demonstram alta probabilidade de que as tensões sociais na cidade aumentem progressivamente com o passar do tempo, como indicam as elevadas taxas de criminalidade cotidianamente noticiadas pela mídia local.

Sociologicamente, a situação de Rosário não é estranha. Desde a primeira metade do século passado, com os estudos de Abraham H. Maslow, sabe-se que a necessidade mais importante e com poder para influenciar consideravelmente os relacionamentos sociais são as necessidades fisiológicas (alimento, repouso, habitação) e segurança (emprego, confiança no futuro). E era exatamente nessas dimensões da vida humana que a Cia. Swift-Armour desempenhava papel fundamental: oportunidades de emprego para uma população carente, principalmente as pessoas com formação educacional formal de menor nível, (em termos de anos escolares).

As outras necessidades apontadas por Maslow (todas elas hierarquicamente estabelecidas) são o Convívio social (vida comunitária, aceitação, amizades), a Estima Social (confiança, status) e Autorrealização. Qualquer pessoa somente desenvolve interesse em posicionar-se em um nível superior quando o anterior estiver plenamente satisfeito.

Nesse contexto, Rosário precisa preencher o vazio deixado pela partida da Cia Swift-Armour e implementar um novo modelo de desenvolvimento econômico e social. Opções existem e serão apresentadas em posts futuros.

(post escrito em conjunto com a Dra. Luciana Flores Figueredo).

7 comentários:

  1. cresci vendo a swift armour,brincava enm seus campos,meus pais e amigos ali trabalhavam,adorava ouvir o apito da companhia ao meio dia,quando fiz 1 ano de idade,na minha foto esta a swift atras de mim na fotografia,morava ali na amaro souto em frente ao estadio e tinha vista previlegiada da camara fria,caldeira e etc,pena que isso tudo acabou,o Rosario capital da ervilha não é mais o mesmo dos tempos da swift.espero que algum dia meu rosário receba uma empresa á altura igual a swift,e meus conterraneos não precisem deixar sua terra natal em buscas de bons empregos ,assim como eu,sempre quando vou a rosul visito o lugar que me viu crescer,hj em ruinas me restam apenas grandes lembranças.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Gilberto ás vezes quando vou a Rosário, vou até a frente das ruínas da Swift. Quer queiramos ou não, a sensação de tristeza é inevitável: Lembro perfeitamente quando eu ia com munha saudosa Mãe (Zenaide) ao final de cada "quinzena" ela ia receber seu dinheirinho num envelope pardo (por questão de segurança, um procedimento impensável para os dias de hoje) na própria firma, onde em frente já havia muitos camelos vendendo quinquilharias e brinquedinhos que quase sempre eu ganhava alguma coisinha...

      Excluir
  2. Olá meus queridos, estou aqui como "anonimo", mas meu nome é Hideraldo, nasci em Rosário do Sul e vi bem de pertinho o que foi a Swift Armour para minha amada cidade de rosário do Sul. Meu pai, Minha mãe, meus tios, muitos conhecidos, trabalharam no chamado "saladeiro", que até o final dos anos 1970 foi a espinha dorsal da economia local. Não posso entrar no mérito da destivação daquela firma por desconhecer os motivos disso, mas de uma coisa eu tenho certeza: As pessoas que falam mal do "capitalismo" ou "imperialismo" americano NADA, absolutamente NADA fizeram para suprir o que foi a Swift Armour para Rosário, a cidade tomou um tranco quando a firma fechou (meu pai foi um dos funcionários que "apagaram as luzes" pois ainda trabalhou na última repartição a ser desativada) e NUNCA absolutamente nunca mais se recuperou. nenhum COMUNISTINHA de plantão recuperou a cidade. Se é ruim com o "imperio" americano dando emprego e renda, muito pior é sem ele, pois ao que parece brasileiro nenhum quer investir ou empreender para melhorar a condição de emprego e renda em nosso pais... Eu lembro da evasão principalmente para Porto Alegre das pessoas em busca de emprego. Estamos em 2016 e a cidade está pior do que em 1982. lastimável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Swift Armour ainda teria uma chance de reativar quando a poderosa Bourbons comprou a Companhia para colocar alguma coisa em funcionamento que eu não sei bem o era, isso foi contado pelo meu tio Horizonte Alvira Machado que trabalhava na época, ele era guarda, então quando o dono da Bourbons foi a Rosário ver de perto a fábrica, diz meu tio, que este empresário ficou maravilhado e disse que era só limpar o maquinário e colocar a fábrica em funcionamento, mas isso só não aconteceu porque dois dias antes desta empresa tomar posse o então prefeito daquela gestão, invadiu a Swift Armour e mandou a Vila Ana Luiza pegar o material para fazer ou reformar suas casas, então diz meu tio que esse prefeito destruiu a possibilidade de Rosário se reerguer, segundo meu tio este foi o pior prefeito que Rosário játeve, porque simplesmente acabou com o futuro da cidade.

      Excluir
    2. Encontrei o que escrevi numa determinada época. Isto foi um dos relatos que ouvi do senhor ao qual me referi.

      Excluir
  3. Esse é um exemplo perfeito do que pode acontecer com nosso Brasil, a exemplo da Venezuela: Os "desgovernos" "bolivarianos" "socialistas do seculo XXI" colocam os "sanguinários" e "imperialistas" americanos QUE GERAM EMPREGO E RENDA para correr e depois as cidades, sem as empresas, viram verdadeiras cidades-fantasma como aconteceu com Rosário d Sul. Na Venezuela o senhor Maduro (além de maduro é burro) amiguinho da Dilma e do Lula expulsou todo o capital estrangeiro com seu "comunisminho moderno". Num pais sem porcaria nenhuma, já que nem o petróleo eles sabem aproveitar, o resultado NÃO PODIA SER OUTRO: FOME, ESCASSEZ E VIOLÊNCIA...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, grande parte da renda petroleira da Venezuela sustenta outra ditadura comunista: A de Cuba. Enquanto o povo venezuelano passa fome, os filhos do Fidel castro esbanjam dólares em paraísos no mediterrâneo e pacífico com mulheres caras e luxos absurdos...

      Excluir