terça-feira, 15 de novembro de 2011

Saúde pública, saneamento e a opinião do Sr. Prefeito

Sempre tive uma enorme dificuldade em compreender como algumas pessoas não percebem a enorme distância que separa seus ideais e suas ações práticas para tornar esses sonhos concretos.

Exemplo é a situação daquelas que julgam o estado social em que se encontram inadequado e almejam evoluir para uma existência digna, expressa no atendimento de necessidades básicas como moradia própria, renda razoável e opções de lazer apropriadas. Entretanto, a maioria dessas pessoas não adota atitudes que permitam tais mudanças. Elas não entendem que a iniciativa expressa pelo engajamento em ações que permitam mudanças em suas vidas, ou reinvenção de si mesmas, principalmente pela educação formal, é o caminho seguro para concretização de seus sonhos.

Recentemente, a imprensa escrita de Rosário do Sul publicou artigo do médico e prefeito da cidade, Dr. Ney da Silva Padilha, intitulado “Sem saneamento, sem saúde”. Graves problemas do saneamento básico da cidade são expostos, inclusive o atraso do município em relação às outras regiões do Rio Grande do Sul. Artigo que parece corretíssimo, verdadeiro e sinal de alerta para que problemas dessa natureza sejam tratados com a seriedade que requerem, sob pena de graves consequências futuras.

Como médico e cidadão, Dr. Ney está pleno de razões em suas análises.

Entretanto, não consigo compreender como Dr. Ney, como prefeito da cidade e responsável pela administração pública, não empreende medidas adequadas para sanar o problema, pelo menos de forma a ser confirmada pelos fatos. De certo modo, me parece que o artigo do Sr Prefeito retrata um caso exemplar de distância entre ideais pessoais e ações práticas no percurso de concretização desses ideais. Se a pessoa dispõem das condições legais (como autoridade máxima do executivo) e materiais (recursos financeiros) para alterar determinado estado de coisas em benefício da comunidade pela qual foi eleito e não o faz ...então, algo deve estar, no mínimo, mal equacionado.

Independente de quais argumentos possam ser apresentados, a realidade da cidade é que ações concretas em termos de saneamento básico ou inexistem ou são ineficazes. Esgotos a céu aberto existem por toda as regiões da cidade e, em alguns casos, desaguam no Rio Santa Maria, hoje uma das maiores fontes econômicas da cidade em função da beleza da praia Areias Brancas e das águas que abastecem as plantações de arroz do município.

Dr. Ney, como pessoa o Sr. não pode ser criticado, pois o direito de opinião, seja ela qual for, é direito básico constitucionalmente garantido a todos os cidadãos brasileiros. Mas, como prefeito, ou sou um completo idiota, que não consegue perceber a realidade dos fatos, ou seu artigo é um perfeito exemplo de hipocrisia política. Pois os fatos depõem contra a visão expressa em seu artigo.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário